Barefootista em Viagem: Eslovénia

 

Aqui está a nossa viagem à… Eslovénia! 😊
Foram 3 dias em Outubro de 2022 (2 adultos, 1 bebé de 13 meses e uma criança de 3 anos).

Em relação a Ljubliana (e ao que vimos do país), que agradável surpresa!!!!
A cidade é muito bonita, limpa e organizada, muitos espaços verdes, parque infantil espectacular e, de realçar, a acessibilidade para circular nos passeios ou atravessar a estrada com carrinho de bebé (ou cadeira de rodas, claro).
Pela nossa experiência, um óptimo destino para ir em casal ou em família... muito tranquilo e o país combina cidade, natureza, cultura e história.

O nosso itinerário inicial foi: Voo Lisboa-Zagreb (pela TAP, cerca de 3 horas), almoço em Zagreb, autocarro Zagreb-Ljubliana (pela Flixbus, cerca de 3 horas), deixar as coisas no hotel e ida às urgências do hospital com o barefootista mais novo... E ali estava ela… uma otite! Ida até à farmácia, medicação adequada e tudo controlado.

O atendimento no serviço de urgência foi espectacular! Organizado, rápido, eficaz, comunicação clara, explicações objectivas e resposta dada com paciência a todos as minhas perguntas.

Como temos sempre connosco o cartão europeu de saúde (para os 4, independentemente do destino onde vamos), não pagámos nem a consulta, nem os medicamentos (podem ver aqui mais informações sobre o "cartão europeu de seguro de doença"). Em em 44 países visitados (e muitos “repetidos”), foi a primeira vez que tivemos de ir ao hospital.

Depois de todas estas “aventuras que não estavam no plano”, fomos finalmente descansar.

Ficámos no hotel "City Hotel Ljublianae gostámos muito. Simples mas com o essencial, funcionários simpáticos, muito bom pequeno almoço e quarto espaçoso com 1 cama de casal, 1 sofá cama de casal e 1 berço.

 


No segundo dia, aí fomos nós explorar a cidade! 😀
Começámos o dia (como fazemos em tantas cidades) com uma “free tour” onde conhecemos o centro, locais importantes, factos históricos e algumas curiosidades. Ainda conseguimos ir ao mercado local.




Depois de almoço, hora de regressar ao hotel para os barefootistas mais novos dormirem a sesta e os pais descansarem.

Na parte da tarde, diversão para as crianças! Fomos a pé até ao parque "Tivoli" e que momentos agradáveis! Espaços verdes e um parque infantil enorme com tantas diversões diferentes!!! Claro que a hora de sair não foi fácil mas todos estávamos felizes com tantas coisas diferentes que pudemos explorar! 😄


No segundo dia, estava no plano “riscar” da minha “bucket list” mais um local: o Lake Bled.
Apanhámos o autocarro desde Ljubliana a lá fomos!
Pudemos fazer algumas caminhadas pela natureza, corridas e brincar com as pedras à beira do lago. Mais um dia passado na natureza 😊


De regresso a Ljubliana, o jantar foi no restaurante com comida típica do país. O barefootista mais velho é muito aventureiro e gosta de experimentar comidas novas sem qualquer receio (ao contrário da mãe... que sou um bocado selectiva na comida).


Terceiro dia, mais uma aventura “não planeada” se avizinha:

Era dia de regressar à Croácia para a segunda parte da nossa viagem.
A ideia inicial era irmos de comboio (para nós é o mais confortável e, sempre que possível, a nossa opção) mas o comboio estava atrasado mais de 1.30h (o que não é comum, segundo nos disseram) então optámos por apanhar um autocarro (que também se atrasou um pouco).
Quando entrámos no autocarro, pensei “pronto, já chega de imprevistos por hoje, agora vamos relaxar na viagem, ver a paisagem”… como estava enganada!!! 😅

Ainda na Eslovénia, percebemos que o autocarro começou a fazer um barulho estranho e, passado um pouco, o condutor parou e foi ver o que se passava: o autocarro não podia andar mais e tínhamos de parar e esperar por um autocarro de susbstituição. Ficámos parados numa saída da autoestrada a aguardar.

Esperámos, esperámos e esperámos e cerca de 1.30h depois, lá apareceu o novo autocarro!
Durante todo este tempo, por surpreendente que possa parecer, toda a gente no autocarro estava feliz, bem-disposto e aproveitámos o tempo para conversar e partilhar experiências de outras viagens! Até os meus barefootistas fizeram “novos amigos”!

Finalmente mudámos de autocarro, continuámos a nossa viagem, passámos a fronteira e, por fim, depois de tantas horas, chegámos a Zagreb prontos para explorar… não, na verdade fomos directos para o hotel descansar que o dia foi de muitas emoções! 😆

Enviar um comentário

0 Comentários