Colaboradores

 

Existem váris pessoas que contribuem para a Barefootista e neste artigo quero apresentar-vos algumas delas.


👣 Carolina Magro

O meu nome é Carolina Magro, atualmente trabalho em IT mas estudei Biologia em Coimbra, onde tive a sorte de conhecer a Filipa! Começámos como colegas de curso, e rapidamento nos tornámos amigas e, a seguir, colegas de casa. Já são mais de 14 anos de amizade.

Desde cedo, com cerca de 12 ou 13 anos, descobri uma paixão pela fotografia, principalmente pela ideia de capturar objetos e luz de uma forma que desafie a perceção, permitindo que as pessoas olhem para as imagens sem identificar imediatamente o objeto retratado.
Este interesse levou-me a aprofundar o conhecimento de forma autodidata, começando por aprender com máquinas fotográficas analógicas, a fotografar o que me rodeia, sempre em busca de novos ângulos e interpretações. 

Recentemente, após algum tempo sem fotografar com regularidade, a Filipa desafiou-me a colaborar com ela neste projeto que imediatamente aceitei!
Esta colaboração ajudou-me a retomar o meu gosto pela fotografia e a melhorar as minhas habilidades.



👣 Joana Reis

Olá, o meu nome é Joana, tenho 39 anos, dois filhos, gosto muito de andar descalça e adoro viajar de mochila às costas, fazer caminhadas, natureza e animais! 

Há treze anos atrás, a busca por calçado adequado aos pés do meu filho mais velho foi um verdadeiro dilema, encontrei apenas um modelo um pouco mais largo à frente e nenhuma informação sobre o assunto… A pediatra dizia que eram ótimos e assim continuei.

Com o meu filho mais novo, e depois dele se que queixar que “os ténis doíam”, iniciei uma nova busca por calçado respeitador e acabei por descobrir não só que nenhuma das típicas marcas “amigas das crianças” eram realmente amigas dos pés das crianças, mas também que não era suposto os meus pés sofrerem a cada par de calcado novo!
A mudança foi inevitável, não havia volta a dar, o barefoot entrou cá em casa e foi amor à primeira vista... ou ao primeiro passo!

Comecei com a Barebarics para mim e a Be Lenka para o mais novo. O mais velho, pré adolescente na altura, não quis experimentar logo, tendo em conta a estética “tão diferente”… Depois experimentou uns Saguaro e passou a usar ao fim de semana, longe dos olhares dos amigos… Já experimentámos várias marcas e a paixão tem sido crescente!




“Olá a todos os “Barefootistas”!

Eu sou a (outra) Joana, a que chegou mais recentemente à “Barefootista”.
Tenho 43 anos. Sou mãe de 2 rapazes, de 12 e 5 anos, e de uma menina de 2 anos.
Sou enfermeira especialista em saúde infantil e pediátrica e trabalho nesta área há 17 anos.

Adoro desporto, atividades ao ar livre, praia e fotografia.
Pratiquei ginástica acrobática de competição durante muitos anos e mais tarde fiz ginástica de representação.
Atualmente pratico Yoga, sempre que consigo, e dou umas voltas de bicicleta em família.

E agora…cheguei até à página “Barefootista” atrás de mais informação sobre calçado respeitador e entusiasmada por todas as partilhas incríveis.
Começámos a interagir sobre as partilhas, sobre marcas, modelos e afins!

O primeiro contato com calçado respeitador foi em 2020 com o nascimento do meu 2.º filho.
Com os 2 mais novos a usar, desde sempre, calçado respeitador, em 2025 iniciei eu esta transição, já com a ajuda da Filipa, um caminho totalmente sem volta atrás!
Segui-se então um maior desafio…convencer o meu filho adolescente a experimentar.

A maior resistência dele estava associada à estética dos ténis barefoot. Fiz uma pesquisa intensiva por modelos que encaixassem nos seus gostos. Surpreendentemente encontrei, até de forma fácil, marcas, cores e modelos que ele gostou!

Depois desta pesquisa lembrei-me que poderia ser interessante mostrar a mais pessoas como, atualmente, a variedade de marcas e modelos existentes se enquadram nos mais variados looks, adequados a diferentes contextos e para todas as idades.
Partilhei com a Filipa esta minha ideia e ela sugeriu colaborar com a “Barefootista”!



👣 Tomás Costa

Olá a todos. Sou o Tomás Costa e a primeira vez que conheci a Filipa foi no 1º encontro de Barefootistas no início deste ano de 2024.
Tive o prazer de partilhar algumas histórias com ela e pude melhorar o meu conhecimento de calçado barefoot. 

Sou fisioterapeuta desde 2019, sendo a área da músculo-esquelética e também do envelhecimento as que mais gosto e atualmente trabalho (clínica e domicílios).
Comecei a usar este calçado em julho de 2022 e hoje em dia já não consigo usar calçado convencional por mais de 10 minutos. Até no dia do meu casamento usei calçado barefoot e tenho a certeza que foi a melhor decisão!

Já colaborei com a Filipa um par de vezes nas suas publicações, e agora, recebi este convite mais sério para colaborar com ela e poder, assim, ajudá-la nesta odisseia de vos dar a conhecer ainda mais calçado barefoot.

Recentemente criei uma página no instagram onde mostro as minhas deslocações diárias de bicicleta. O objetivo passa por consciencializar as pessoas e expor situações pelas quais passo, sejam boas ou menos boas (infelizmente ainda existe muita malta mazinha).

Dito isto, espero chegar aos calcanhares da Filipa, pois o trabalho que ela tem realizado é extremamente valioso e informativo. 



👣 Mais colaboradores aqui em breve :)

Enviar um comentário

0 Comentários