Review: Tem Tem (Fogg e Nemo)

É com muito entusiasmo que trago aqui mais uma marca 100% portuguesa: Tem-Tem😊 
(Este calçado foi-me oferecido)
O código "
barefootista-10" dá 10% de desconto no site da marca.


A marca, lançada em Outubro de 2023, foi criada por 4 amigos: Hugo (fisioterapeuta e osteopata), João (fisioterapeuta), Nuno (comunicação e marketing digital) e Ricardo (gestão e comunicação), que sentiram dificuldade em encontrar calçado adequado para os seus filhos.
Juntando mais de 10 anos de conhecimento e experiência em biomecânica e anatomia, decidiram criar calçado respeitador (e muito giro!) que fosse adequado para os pezinhos dos mais pequenos que começam a explorar o mundo!

Neste momento existem dois modelos diferentes: 
Fogg - com 1 velcro e 2 elásticos, nas cores azul e branco, cinza e lima, rosa e cinza.
Nemo - com 2 velcros, nas cores cinza e amarelo, cinza e branco, rosa e branco.

Nesta review encontram o modelo "Fogg" (azul e branco) e o "Nemo" (pirata).
As características são as mesmas entre os dois modelos, à excepção do sistema de ajuste.

Nota: o "Nemo Pirata" surge por um erro de produção relativo às cores e, por isso, tem um preço mais reduzido. Tirando este detalhe, é semelhante aos restantes "Nemo".

Fogg                                                                   Nemo

Estes sapatos são muito leves, com ponteira muito ampla, a sola é fina, sem desnível e muito flexível, sem reforço de calcanhar ou outro e a palmilha é removível e sem elementos anatómicos.
A zona frontal do sapato é reforçada para maior resistência e durabilidade.


São feitos à mão em Portugal, maioritariamente em pele. Os materiais são muito suaves e maleáveis.
A sola tem um padrão com "círculos" e o símbolo da marca.

Tendo em conta as suas características, são ideais para a fase de aquisição de marcha (a partir dos 6 meses em que o bebé anda sozinho) mas, na fase de primeiros passos, quando o bebé já anda sozinho e em momentos em que for mesmo necessário calçar para maior protecção, também os considero uma opção muito interessante (para uso pontual).


Resumo

👣 Marca: Tem-Tem
👣 Modelo: Fogg (cor "azul e branco") e Nemo ("pirata")
👣 Tamanhos disponíveis: 18 ao 23 (para pés de 11.5cm a 16cm)
👣 Espessura da sola: 3 mm
👣 Fabricado em: Portugal
👣 Origem da marca: Portugal
👣 Materiais: Pele de vaca, pele sintética e PVC sem ftalatos
👣 Preço: 57€ para o Fogg e 42€ para o Nemo pirata (preço à data desta publicação) - código "barefootista-10" para 10% desconto


Volume
Adaptáveis a pés com diversas alturas de peito do pé.
O barefootista mais novo tem peito do pé alto e consegue ficar confortável em ambos os modelos.
Para peito do pé muito baixo o modelo de 2 velcros acaba por permitir um ajuste mais simples em ambas as zonas.

Escolha do tamanho
A tabela de tamanhos da Tem Tem indica o tamanho do pé (num intervalo de valores) para cada tamanho.
Por exemplo, para o pé de 13.3cm do barefootista mais novo, escolhi o tamanho 21 que, segundo a tabela, é indicado para pés com comprimento de 13 cm a 14.5 cm.

Portanto, após medir o pé não é necessário adicionar milimetros ao valor obtido, apenas usar o valor da medição para comparar com os intervalos sugeridos pela marca.


Conclusão
Sapatos muito giros e respeitadores! 
Muito versáteis e adaptáveis a muitos tipos de pé
Os materiais são maleáveis e suaves.
O barefootista mais novo tem usado para o dia a dia na escola, passeios na natureza e na cidade e idas ao parque.
Estamos muito satisfeitos com a qualidade e, claro, felizes por ver mais uma marca portuguesa a trazer calçado de tanta qualidade para o mercado! 😊


Nota: Recebi algumas perguntas questionando se a sola é mais pequena do que o sapato. De forma a esclarecer, pedi à "Tem-Tem" para explicar um pouco mais sobre este tema. Deixo aqui a resposta:

"Os sapatos Tem-Tem, modelo Fogg e Nemo, usam um tipo de construção onde as principais características são o conforto e flexibilidade. 
Neste tipo de construção, a gáspea é cosida pelos nossos artesãos diretamente à sola por dentro, seguindo depois para a seção de montagem, onde é virado para esconder as costuras no interior do sapato, dando assim origem ao seu nome “Stitch & Turn”, ou em português "Cosido e Virado". 
O "Stitch & Turn" oferece um ajuste completo ao pé permitindo liberdade de movimentos, sem alterar a biomecânica natural dos pés dos mais pequenos. Pelo facto de ter uma construção macia e flexível, sem necessidade de sola rigida, em determinados momentos, pode dar a sensação que o sapato é maior do que a sola, mas na realidade isso não se verifica. 
Assim, o suporte do pé é realizado sobre uma sola ampla e que permite a natural transferência de carga durante a marcha. 
É uma construção muito comum de ser usada, em calçado de bebés que estão em fase de aquisição de marcha, uma vez que não oferece nenhum suporte desnecessário".



Nota: a informação nesta página baseia-se na minha experiência, pesquisa e formação e não substitui aconselhamento médico. Para qualquer condição específica, dor ou desconforto, consulte o seu profissional de saúde para aconselhamento personalizado.

Enviar um comentário

0 Comentários